agenda Blog
03/Out Startup Weekend Woman Recife
27 de outubro de 2015
0
,

Só quem vive um evento assim pode saber o que isso significa. Compartilho a lista de startups vencedoras logo abaixo, mas antes, me permitam descrever parte do que aconteceu em 54 horas.

Era perto das 19h quando pude perceber que já estava diante das mulheres mais diferenciadas da cidade do Recife, entre jornalistas, empresárias conhecidas e estudantes me vi obrigado a congelar o tempo para ouvir dezenas de idéias inovadoras que se candidatavam ao voto aberto na disputa por algumas vagas para a experiência empreendedora mais falada do momento, as 54 horas do startup weekend. O que vi novamente é o que todo empresário ou gestor de empresa deveria ver ao menos uma vez na vida: A TRANSFORMAÇÃO! Ela invadiu a JUMP BRASIL no Porto Digital, mas não é só aqui que a transformação irá invadir, aliás, não é só aqui nem é só agora que isso vai acontecer, já acontece no mundo inteiro, é tolice achar que a transformação não baterá na nossa porta e é inocência acreditar que o poder financeiro será suficiente para absorver a transformação.

O papo é sobre empreendedorismo, mas nesse dia me peguei refletindo sobre asilenciosa (silenciosa?) transformação que venho presenciando em diversos lugares do Brasil… Estamos falando do Startup Weekend Woman Recife, mas …

Sobre transformação quero dizer apenas duas coisas, a primeira é que aNetflix por exemplo, já vale mais que uma gigante e famosa montadora de automóveis, só que agora não dá mais para a montadora exercer o poder financeiro e comprar a Netflix, tudo bem que não é o foco da empresa mesmo, listei só para ilustrar… Mas alguém tem dúvida que o consumo de carros não permanecerá no formato atual por muitos anos? Alguém já leu algo sobre jovens e a relação que eles possuem com carros lá na China? É bom se manter informado!
A segunda coisa é que me deixa um pouco assustado. Como o poder financeiro para aquisição de empresas inovadoras pode não surtir efeito no futuro e os executivos estão ocupando mais de 80% do seu tempo para resolver coisas “do hoje” em suas empresas (talvez por saber que irão se aposentar muito em breve)  (Isso foi uma apimentada de minha parte), eles gastam tempo planejandoorganicamente os próximos passos e muitas vezes estão confiando apenas no“poder financeiro”, o que pode fragilizar o pilar de relacionamento com inovadores (esses caras que criam coisas legais e que irão substituir o tradicional muito em breve, e também irão se transformar em tradicionais substituíveis bem rápido) colocando em em risco até a relação de compra e venda, uma vez que 20% do tempo é pouco para dar conta de tanta coisa que acontece no mundo ao mesmo tempo e ainda criar uma relação favorável para negociar aquisição de um negócio (ou você acha mesmo que os inovadores são movidos apenas por dinheiro?)…  Logo…
Minha sugestão nesse caso é simples – Se não puder estar lá, contrate alguém que possa fazer isso para não perder o contato com a inovação que irá transformar TODOS os mercados.

Depois não diga que o Tio Erick deixou de avisar 🙂 !

Agora veja a lista das inovadoras que venceram no dia 06/Outubro de 2015 “O Startup Weekend Woman Recife não foi o primeiro da categoria que participei, mas foi um dos mais incríveis 🙂 ” – Erick de Albuquerque

As mulheres deram um show e  criaram:

1- FitLife
Acesso grátis a uma lista de profissionais para cuidar dos seus treinos. O aplicativo encontra um personal trainer com registro no Conselho de Educação Física e próximo da sua localização.

2º Lugar: Mudei
Um portal de compra e venda de móveis seminovos, feito para quem vai realizar uma mudança e precisa vender seus móveis por não ter como levar eles para a casa nova e jogar fora não parece uma boa ideia para algumas peças.

3o. Lugar: Comunic

A startup criou um sistema para controle de entrada e saída de carros em condomínios residenciais ou empresariais. Um sistema fácil de utilizar, onde os moradores cadastram seus carros e a portaria administra tudo relacionado ao acesso aos locais que utilizam a solução.

Erick de Albuquerque

 

Parabéns para todas(os) 🙂

1

Relacionados

/ Você deve achar isso interessante também

Supermercado novas tecnologias

Inovar em supermercados não é apenas inserir softwares!

Só quem vive um evento assim pode saber o que iss...

Leia mais
Sobre o fracasso

Se você fizer as coisas pela metade, você será um fracassado!

Só quem vive um evento assim pode saber o que iss...

Leia mais
Games e o mercado - por Erick de Albuquerque

Sobre o mercado de games, precisamos anotar algumas coisas.

Só quem vive um evento assim pode saber o que iss...

Leia mais

There are 0 comments