Blog
Beyond 2020, confira algumas de minhas dicas por lá!
29 de julho de 2016
0
, ,
Erick de Albuquerque - Evento Beyond 2020

Foi muito importante me conectar ao tema “Cidades Inteligentes e Humanas”, acho que iniciei em um bom lugar, até ganhei umas dezenas de novos contatos ao redor do mundo, isso é importante para meu momento profissional atual onde pretendo globalizar meu conhecimento.

O evento ainda não acabou, ainda resta a missão com a comitiva de empresários de todas as partes do Brasil e do mundo que acontecerá amanhã, mas o dia de hoje foi o suficiente para aprender que é preciso muito pouco quando se quer criar soluções inteligentes, sustentáveis e humanas para animar a vida das pessoas em cidades de qualquer porte.

Também foi possível observar algumas características semelhantes entre cidades brasileiras e de outras partes do mundo. Deu para falar de empreendedorismo e aproveitei minhas falas em dois momentos para despertar algumas coisas no lado empreendedor das pessoas.

1- Matenha o radar ligado: Tentei explicar que não podemos ficar desligados quando milhões de oportunidades acontecem ao nosso lado, muito menos quando bilhões de reais são injetados em uma economia que está em processo de crescimento. Foi o que notei entre 2005 e 2014 em Pernambuco, lugar que escolhi para empreender e viver.

– Demonstrei que Pernambuco cresceu mais que o Brasil entre 2005 e 2014, (2005 foi justamente quando comecei a empreender, quero dizer, viver apenas do trabalho como empreendedor). Esse fato era anunciado pelos jornais diariamente quando novos empreendimentos chegavam ( e ainda chegam ) na região Nordeste como um todo, por isso a indicação para que prestem mais atenção nas cosias e dediquem menos tempo aos contatos sociais de diversão ( como whatsapp, facebook, Instagram e demais coisas ) Você pode deixar passar uma ou mais oportunidades se comportando assim.

*fonte – Condepe/Fidem – Sec. Des. Pernambuco.
Erick de Albuquerque

Ainda sobre radar, listei 50 bilhões que cairiam na economia de Pernambuco, isso só no Complexo Industrial Portuário de Suape. Alguns deles bem grandes, como a Refinaria Abreu e Lima, com mais de 30 mil trabalhadores em sua obra e 34,5 bilhões de investimentos. O empreendimento também trouxe dezenas de empresas prestadoras de serviços para a região, por isso o bolo de oportunidades ficou ainda mais interessante. Confira o quadro abaixo para ver detalhes sobre outros empreendimentos da soma.

 

Ok, vamos em frente
Projetos estruturadores em Suape – PE

Não consigo ficar parado vendo tantas coisas acontecerem ao meu redor, por isso acho fundamental manter o radar ligado, ele desperta para oportunidades e nós temos a obrigação de analisar dados e traçar estratégias para alcançar resultados.

 

2- Fique atento aos 3 pilares básicos (e muito estratégicos) para quem obter sucesso na carreira e nos negócios (* seja ele o que for) – É um assunto que tenho falado repetidas vezes aos empreendedores onde passo.

A – Firmeza de propósito: É importante saber o que quer, programar sua vida para ir em busca do que deseja e seguir forte. Cabe alguma alteração nesse propósito? Sim, com certeza, mas navegar em todas as direções não cabe em um propósito entendeu? Siga em frente e atentamente para não cometer erros, mas jamais abandone o propósito que te tira da cama todos os dias.
B- Conhecimento: Me refiro a saber o que faz, ter conhecimento técnico, só um bom mecânico pode se tornar chefe da oficina, então dedique-se para que as oportunidades não sejam perdidas por conta da falta de conhecimento técnico.
C- Disponibilidade:  Esteja sempre disponível para agir, conhecer, explorar, aprender… tudo… não dá para formar uma boa carreira profissional parando de trabalhar perto das 18h todos os dias, sem participar de eventos, sem favorecer os encontros para networking e etc. Utilize seus finais de semana e até dias santos para obter conhecimento e demais coisas que sejam necessárias para sua carreira ou negócio.

3- Aproveite os dados abertos e tente fazer coisas simples mas que possam ser implementadas e úteis para milhares de pessoas na sua cidade – Muita gente nem sabe direito o que é esse papo de dados abertos, mas uma parte que já sabe anda inventando coisas legais, de rápida implantação e baixo custo que podem ser patrocinadas por empresas ou vendidas para prefeituras e autarquias públicas. Mas antes, só para quem não conhece, os dados abertos são informações cedidas pelo poder público para que pessoas comuns possam inventar aplicações tecnológicas/inovadoras utilizando esses dados. Não é tão complexo quanto parece… vou tentar explicar por um exemplo que apresentei no Beyond2020 | Brazil2030.

Um desenvolvedor de software da cidade de Natal-RN, morando em Recife-PE e com destino marcado para Belo Horizonte-MG, ou seja, um nômade, criou uma aplicação mobile para que as pessoas possam informar quando as lâmpadas dos postes de suas ruas estivessem acesas, apagadas ou com outros tipos de defeitos. Parece óbvio mas ele só teve essa ideia ( e já fatura perto de 390mil por ano com ela ) por conta dos dados fornecidos pelas prefeituras de algumas cidades, lá ele foi notando que todos os postes estavam catalogados e poderiam ser localizados anunciados e denunciados por qualquer pessoa com acesso a um dispositivo mobile com internet wi-fi  ou 3g. Foi a curiosidade dele que revelou aos gestores públicos as informações sobre os contratos entre as prefeituras e prestadores de serviço que ajustavam as lâmpadas com defeito em menor número que o valor contratado, logo, a otimização do recurso público e o sentimento do cidadão em poder ter uma rua mais iluminada só por conta de uma interação por internet, demonstra o poder guardado nos dados abertos pelas instituições públicas e que nós precisamos ter bem mais atenção ao tema.

Foi interessante ver tantos executivos de diversas empresas concordando com o fato acima. Olha só quantas empresas estavam presentes no evento, é importante divulgar por que um evento assim se faz com união e esforço de diversas marcas, isso é o que chamo de colaboração:

Eu não poderia fechar esse texto sem falar sobre sonho, mas escolhi a frase da imagem abaixo para isso, (de Ariano) ela me diz diariamente um belo: Vai em frente. Espero ter provocado as pessoas para que empreendam e mudem realidades ao redor!

Obrigado pela presença de todos e pelo apoio de sempre, o Beyond foi massa!

Erick de Albuquerque
www.erickdealbuquerque.com.br

2

Relacionados

/ Você deve achar isso interessante também

Games e o mercado - por Erick de Albuquerque

Sobre o mercado de games, precisamos anotar algumas coisas.

Foi muito importante me conectar ao tema “Ci...

Leia mais
Shark Tank Peter Paiva

Empreendedor X Empreendedor no Shark Tank Brasil – Comentários

Foi muito importante me conectar ao tema “Ci...

Leia mais
A Eclosão do Twitter

Livro: A Eclosão do Twitter – Nick Bilton

Foi muito importante me conectar ao tema “Ci...

Leia mais

There are 0 comments