agenda Blog
Startup Weekend Vitória, minha 24a participação no SW!
23 de junho de 2015
0
, ,

Participei pela vigésima quarta vez de um Startup Weekend no Brasil, na cidade de Vitória-ES, vou tentar resumir as centenas de novas experiências que vivi em mais 54 horas bem intensas de empreendedorismo e inovação, mas principalmente horas repletas de dúvidas e muita superação.

Sobre a cidade:

Embora eu tenha tido tempo suficiente para visitar diversos locais em Vitória-ES, não o fiz por dois motivos bem simples: 1- para voltar outra vez e aproveitar a cidade, 2- por conta da empolgação e desejo de aproximação com os empreendedores locais, eles são foram meu maior foco no evento.

Mesmo assim ainda pude visitar o shopping , eu não perderia essa chance, comi bastante e fui ao famoso triângulo onde provei muitas coisas da cidade. Uma coisa que me chamou muita atenção foi que o trânsito da cidade parece ser controlado, não tem radares nas ruas e não é um caos toda hora, o que aumenta muito a qualidade de vida das pessoas. Mas não foi só isso, achei que a cidade é parecida com o Rio, talvez por conta das rochas e ruas misturadas, bem próximas do mar que é repleto de navios em alguns pontos. Sabe o que percebi, umas ruas bem organizadas, com plantas nas calçadas e etc… Muito agradável de verdade. A única coisa ruim foi a temperatura, quase congelei na parte da noite, isso deve-se ao fato de que sou nordestino da roça e não sei o que é frio, meu nariz ainda está pagando o preço, mas valeu muito a pena!

 

Sobre as pessoas:

Nossa! Top 5 entre as capitais do Brasil onde fui mais educadamente recebido, figuram a lista: – Rio Branco/AC, -João Pessoa/PB, -Belo Horizonte/MG – Recife/PE, – Campina Grande/PB, -Natal/RN, – Salvador/BA, -Manaus/AM, -Fortaleza/CE, Aracaju/SE e Maceió-AL. Sem igual, o Vinícios, um dos organizadores do evento me surpreendeu positivamente com sua energia e atenção incansável, nunca vou conseguir pagar isso, mas não foi só ele, todos os participantes além de muito educados receberam os mentores do evento de uma forma única, foi a primeira vez em um Startup Weekend que fui aplaudido de pé e isso certamente não tem preço.

 

 

Sobre o evento:

Foi bem mais intenso do que imaginei, não consegui dormir direito e mantive contato pelo whatsapp com alguns empreendedores desesperados tentando encontrar um modelo de negócio para seus projetos, se esforçando para entender a validação que realizaram e ansiosos para produzir os ( mvp’s ) de seus negócios e realizar testes reais. Foi incrível. Conheci dois jovens, um de 19 e outro de 20 anos, o primeiro era tão novo que eu achei que estava em um weekend para crianças mas ele não descolou sua atenção do produto idealizado por outro jovem de 26 anos para engajar doações de sangue no Brasil, sempre me depero com projetos assim durante os weekends, esse time ficou em terceiro lugar na “competição” e os meus amigos adolescentes deram muitos pulos de felicidade por isso, o que é contagiante de verdade. A organização fluiu muito bem, o local era bem estruturado, a TV Glogo Espirito Santo, agora você imagina o que eu devo ter aprontado estando em uma tv? Não você não pode imaginar, foi surreal, vou postar os vídeos aqui e terá 1% da dimensão.

Não fiz só mentoria, gerenciei conflitos, separei brigas, estimulei mudanças e principalmente motivei os empreendedores sempre que eles pensaram em desanimar. Motivação é igual a dinheiro, pessoas desmotivadas podem até adoecer e não precisei cursar medicina para minimizar esses casos de doenças!

 

Sobre as startups:

 

Sim, muitas startups, 13 ideias foram selecionadas entre as quase 40 que foram apresentadas no palco da sexta-feira, elas mudaram muito até o domingo, mas com as mudanças estavam as diversas, centenas, de lições aprendidas.

 

 

Resumindo os nomes e o que faz cada startup desse final de semana:

 

1- Housemate ( 1o. Lugar )

Uma startup para organizar e gerenciar vagas em residências de estudantes que procuram pessoas dentro do seu para dividir moradia.

2- Z.org
( 2o. Lugar )
Foi criada para organizar repúblicas de estudntes, mas calma, eles apresentaram bons argumentos e uma ferramenta que pode gerenciar desde contas até as tarefas diárias dos moradores da república. É gente, vai que dá!

 

3- Sangue Raro (3o. Lugar )

Incentiva a doação de sangue, para minimizar um problema bem sério e recorrente em diversos bancos de sangue do Brasil, que é a falta de sangue e a cultura ainda pouco madura para doação. A startup promete criar uma plataforma que será pareira de uma ampla rede de lojas e elas irão ofertar descontos especiais para doadores cadastrados, um incentivo a mais para quem doa mas sem esquecer as pessoas que não podem doar, por medo ou por problemas de saúde mesmo, e mesmo assim desejam engajar doadores. Nessa equipe conheci os jovens de 19 e 20 anos que falei no início desse conteúdo!

 

4- Quem quer bolo

Imagine que você tem uma empresa com até 20 funcionários e hoje é aniversário do gerente de projetos? Pronto, a plataforma te ajuda a encontrar um forneceder de bolo para a ocasião, não sendo necessário que você saia do trabalho e pague o mico de assumir que esqueceu a data especial da secretária ou de outro funcionário. Na plataforma os clientes podem pedir um bolo estilo pronta entrega ou encomendar um para data e finalidade específica, diretamente com o produtor de bolo que se cadastra online e tem suporte até para fazer a venda se for necessário. É um marketplace de bolo muito interessante para amantes do doce como eu, achei que ganharaiam e comprei muito bolo em 54horas, tantos que não consegui consumir todos.

 

 

5- Quero Pão.

A solução pretende realizar entregas de pão fresquinho por meio de uma assinatura que poderá ser personalizada conforme a necessidade do cliente. Adicinalmente poderá ser solicitado ao site que entregue manteiga, frios e leite, como adicionais, tudo por agendamento e com pagamento mensal.

 

6- CoreBusiness

A startup que nasceu para ajudar outras startups na hora de vender seus produtos. A plataforma fornece condições para que empresas interessadas em vender produtos cadastrem suas necessidades e encontrem representantes ou vendedores qualificados para realizarem vendas em diversas cidades do Brasil.

 

7- Edukids

Uma startup de jogos que ajuda a melhorar o desempenho de crianças que não gostam de estudar matemática na escola. A empresa cria games especais em tempo recorde para que os jovens possam estudar jogando e com isso aumenta o tempo de contato entre o estudante e a matéria.

 

8- Pau Vermelho  ( wi-tree )

Quem nunca ficou sem sinal de internet quando estava na praia ou em parques públicos? O sinal 3g e 4g tem sido um problema frequente para usuários dos mais diversos serviços existentes no Brasil. A proposta da Wi-Tree é fornecer uma internet de qualidade em lugares públicos a um custo acessível ( cerca de R$ 1,00 ) por dia, por meio da venda de um cartão pré pago que libera um acesso wi-fi seguro e de alta velocidade. Os pontos de internet fornecidos pela startup terão a identificação de uma árvore vermelha, chamando atenção das pessoas que circularem pelos locais onde a empresa estiver ofertando o serviço.

 

9- Dalker

A startup tem como proposta realizar atendimento médico por meio de um aplicativo, onde os pacientes poderão encontrar e consultar seus médicos ou outros profissionais de diversas especialidades para avaliar problemas e realizar consultas.

10 – FiitBuddy

Para você que acha sempre mais interessante ficar agarrado(a) ao travaesseiro pela manhã, o aplicativo FiiBuddy promete criar incentivos que sejam capazes de te motivar sair da cama e encarar os alteres das academias. Com frases motivacionais, imagens e dicas de saúde, a startup pretende criar uma rede de pessoas que possam animar mas que precisem ser animadas na hora da preguiça matinal.

 

11-CursoMante

Calma, não é um curso para amantes! É uma plataforma onde profissionais, empresas e cursos das mais diversas áreas e tamanhos, possam inserir seus treinamentos e acumular interessados até que se possa formar uma turma com o mínimo de alunos para viabilizar o curso.
12- Xmonero.com 

Ao melhor estilo, la garantia soy yo, a plataforma tem como objetivo conectar pessoas interessadas em comprar e vender moedas nos quatro cantos do mundo.

 

13- Love – Açaí

Os amantes do açaí ganharam uma plataforma composta de site, aplicativo e redes sociais para que eles possam encontrar pontos de venda da fruta em diversos lugares onde estejam, também com a opção delivery. Adicinalmente, um mundo de informações sobre o açaí estarão disponíveis na plataforma, desde informações nutricionais até receitas interessantes para que o alimento seja inserido nas mais diversas dietas de seus usuários.

 

 

Minha participação:

Aprendi muito durante essas 54horas, sou completamente apaixonado por esse evento justamente por que sempre sou surpreendeido com dezenas de novos aprendizados e fico iluminado pelo brilho que existe nos olhos desses empreendedores, é contagiante!
Basicamente ajudei a pivotar completamente 4 ideias, as que apostei não obtiveram as melhores colocações no resultado final do evento mas a Sangue Raro ainda me salvou de perder o bolão de mentores, palpitei que a empresa ficaria em terceiro lugar e que a Quero Bolo seria vencedora, o pitch deles foi excepcional e a equipe era incrível, queria ter conhecido todos eles 5 anos atrás. Também opnei que a quero pão ficaria com o segundo lugar no evento, errei, as republicas ganharam mas foi por pouco.

Resolvi conflitos bem sérios em duas equipes e notei que os conflitos só nos fazem perder tempo que é valioso.

Por fim, fiz muita brincadeira para descontrair os empreendedores que estavam tensos ao extremo, contei com a ajuda do Flávio Estevam do Namorofake.com, ele terminou se tornando um grande parceiro na hora de falar verdades sem tirar a empolgação dos empreendedores, foi top. Abaixo os vídeos que gravei com ele, todos brincadeiras de autoria minha, desejo meu só por conta de que sou assim e espero envelhecer animado desse jeito.

Após o meu próximo Startup Weekend, o 25o. Evento, quem sabe eu não tente me qualificar para facilitar uma edição em alguma dessas tantas cidades do Brasil? Aposto que seria uma nova e interessante experiência que só pensei hoje, já que não estou muito feliz com a ideia de me aposentar completamente do evento!

Felizes são aqueles que empreendem, eles tem liberdade para o corpo e alma e mudarão todas as realidades por onde passarem. Que Deus abençoe todos nós empreendedores!

 

Até o próximo evento.

3

Relacionados

/ Você deve achar isso interessante também

Supermercado novas tecnologias

Inovar em supermercados não é apenas inserir softwares!

Participei pela vigésima quarta vez de um Startup...

Leia mais
Sobre o fracasso

Se você fizer as coisas pela metade, você será um fracassado!

Participei pela vigésima quarta vez de um Startup...

Leia mais
Games e o mercado - por Erick de Albuquerque

Sobre o mercado de games, precisamos anotar algumas coisas.

Participei pela vigésima quarta vez de um Startup...

Leia mais

There are 0 comments