Retirado do Facebook: @erickdealbuquerque
Um caso rápido, só pra ler enquanto o ônibus não chega:
Uma vez, procurei um empresário para tratar da minha entrada como parceiro em seu negócio, sugeri e gostaria de montar 20 unidades daquele projeto em diversas partes do Brasil ( nos próximos 3 anos ) e por isso solicitei um tratamento diferenciado, algumas facilidades no pagamento e até algum desconto nisso. Apressado, o empresário se desculpou e disse: Erick, não posso te dar nenhum tratamento diferente. Pensei comigo, é justo, os demais parceiros não tinham e eu não era mais especial para ter, mas questionei lembrando que minha participação seria quase 100% no risco e os demais 100% na segurança, eles tinham business em cidades consolidadas e eu abriria novos mercados…Escutei: Não! Logo fui encaminhado para a assistente do empresário que, se quer me enviou uma planilha com dados sobre o negócio ou coisa parecida (e ela falava seriamente querer me vender o projeto) … Foi quando percebi que eu não estava sendo levado a sério, normal, um pobre coitado como eu, querer montar 20 unidades de um negócio que cada um precisa de R$ 400mil de investimento não é?
Sabe qual foi o erro do empresário em questão? Subestimar, isso mesmo, não dar o devido valor ao amigo aqui, e isso é mais comum do que parece. Resultado: “Involuntariamente”, criei o maior de seus pesadelos, um concorrente que passou a atuar no mesmo mercado e tomou perto de 45% de seus clientes, inseriu na praça uma forma nova de relacionamento e provocou reflexões nos usuários acerca de preço e outras práticas.. isso sem falar que o plano de negócios encontra-se no ano 1, de 15 anos, ou seja, a dor de cabeça ainda irá aumentar um pouco.
O texto acima não é meu, mas me identifico quase 100% com ele, eis que já me aconteceu o mesmo e faz pouco tempo…
Qual a lição?
Simples, como diria a querida Silvia Valadares – Não se deslumbre – empresários podem ficar cegos, iludidos com seus resultados iniciais eles deixam de perceber oportunidades e, se achando o máximo, criam oportunidades para que seus concorrentes cresçam ou até criam seus próprios concorrentes 🙂
Qual a recomendação?
Manter os olhos bem abertos e gerenciar o negócio atentamente, ter bons ouvidos para manter uma boa percepção das coisas. Isso não resolve mas ajuda muito!
Comments are closed.