Nem sempre é preciso ter um CNPJ para empreender. Veja a seguir quais são os casos que um cnpj é crucial e quais não é.
Isso vai depender do estágio do seu negócio, então veja só como classifiquei de maneira simples e rápida logo abaixo:
Estágios do negócio:
Estágio 1- Digamos que você está trabalhando em um emprego tradicional e resolve empreender por ter tido uma ideia ou descoberto uma oportunidade de mercado. Então, nesse estágio você vai precisar mesmo é saber se sua ideia de negócio tem espaço no mercado, ou seja, você precisa testar ela em escala menor para saber se haverá aceitação na praça e corrigir possíveis erros/problemas. Na linguagem das startups chamamos de validação do problema/solução.
Estágio 2- As vezes já temos um produto em fase de vendas, mas ainda estamos na informalidade. Nesses casos vale a pena medir quanto de vendas você faz e ver qual melhor tipo de empresa deva ser aberta. Observe se os clientes necessitam de documentos fiscais, ou se você precisa por exemplo e um alvará de funcionamento, por exemplo, que não seja possível obter por meio das novas regras criadas para “facilitar” a vida de pequenos negócios, essas regras dispensam uma série de exigências e pode ser que resolva o seu caso, antes da abertura de um CNPJ, avalie.
Estágio 3 – Quando você tem vendas, ponto físico, ou vende pela internet e precisa emitir notas fiscais, quando o faturamento entre seu negócio e outras empresas já representam um volume maior que o inicial. Quando o negócio chega nesse ponto, é hora de ter um CNPJ, um escritório contábil e muita organização para não ter complicações futuras com o fisco. Lembre que você precisa saber exatamente quanto custa para seu negócio existir, quais margens você possuí e deve planejar a vida empreendedora com mais serenidade.
Conclusão?
É claro que aqui cabem muitas observações, mas a missão desse texto é responder a pergunta: Preciso ter um cnpj para empreender? E a resposta é: Para quem está bem no começo não, essa pessoa deve focar na validação do negócio e seguir para os próximos passos.
Não deixe de conferir outros conteúdos interessantes no site: www.erickdealbuquerque.com.br e no instagram @erickdealbuquerque .
Comments are closed.