Comemoro sem vergonha alguma por que a paixão que tenho pelo tradicional bolo de noiva pernambucano não é segredo para ninguém. Tenho trabalhado duro para difundir esse tesouro que temos em aqui e com isso manter o sabor e a tradição. No @deboapracasar nós temos uma política muito firme nas recomendações por bolos tradicionais que fazem parte da nossa história. Faço isso por ver nas boleiras tradicionais o amor na forma de bolos que são entregues aos seus clientes.
Mas vamos aos fatos, mas antes, eu preciso contextualizar vocês rapidamente, explicando que o Bolo de Noiva Pernambucano é uma formulação só nossa de uma receita que foi trazida pelos ingleses e tem características britânicas, só características tá? A receita é muito característica nossa e existem muitas histórias empreendedoras envolvidas nisso viu? Qualquer dia eu conto como vivem as famílias que, por décadas, produzem os melhores bolos do planeta.
Para não ficar muito confuso, vou adicionar só mais uma informação antes de expor, parabenizar e agradecer os esforços dos responsáveis por esse registro histórico da nossa iguaria. É o seguinte, ao redor do Brasil tem o bolo de casamento, lá dentro tem muitas formas e sabores de bolo, o de Pernambuco não, é um tipo só, exatamente esse que estamos falando aqui, entendem isso? A receita é amplamente divulgada e conhecida, mas o resultado é um DNA de cada pessoa que faz, cada um tem um sabor (melhor que o outro kkk) mas ao final todos chegam em uma nota que é a nota de sabor mais esperada nas festas de casamentos e datas especiais aqui no estado.
Algumas famílias guardam a fórmula do bolo em segredo, tem isso também tá? E é absolutamente bom, por conta disso a tradição se mantém por tantos anos aqui.
A Professora de gastronomia da Faculdade SENAC-PE, Chef Cristianne Barros, (que é uma estudiosa sobre o assunto e deve ser tão apaixonada pelo bolo quanto eu e tantos outros pernambucanos), contribuiu entregando sua pesquisa sobre a história do bolo ao Deputado Estadual de Pernambuco Fabrizio Ferraz, que entendeu a necessidade e criou o projeto de lei para tornar o Bolo de Noiva de Pernambuco como Patrimônio de Pernambuco.
Fica o registro da minha gratidão, como pernambucano amante dessa receita tão especial. Essa iniciativa irá eternizar o bolo mais gostoso em linha reta do mundo, e merece nosso sincero agradecimento tanto para a Professora Chef Cristianne Barros quanto ao Ilustre Deputado Fabrizio Ferraz.
Deputado Fabrizio Ferraz apresenta justificativa para do projeto:
Parte obrigatória nos casamentos e em diversos eventos sociais, ostentando uma receita de origem inglesa e brilhantemente adaptada pelas mãos pernambucanas, o Bolo de Noiva Pernambucano se diferencia dos bolos de casamento dos outros estados do Brasil pelos ingredientes e sabores característicos, comprovando o distingue da cultura gastronômica do Estado.
Amplamente difundido, encontrado em todas as microrregiões, o Bolo De Noiva está presente no cotidiano do povo pernambucano, sendo comercializado em vários formatos e tamanhos. Sua produção e consumo fazem parte da nossa cultura culinária, atingindo democraticamente todas as classes sociais, tornando-se símbolo da gastronomia pernambucana e um importante instrumento de geração de renda — movimentando o mercado gastronômico, gerando empregos, convertendo-se em pilar econômico para inúmeras famílias que há gerações perpetuam esta tradição — além de promover a socialização da cultura local.
Nesse sentido, verificada a relevância cultural, econômica e gastronômica do Bolo de Noiva Pernambucano, justificamos nosso pleito pela necessidade de valorizar ainda mais essa forte tradição, reconhecendo-a com o registro no Patrimônio Cultural Imaterial do Estado.
Ante o exposto, solicito o valoroso apoio dos Nobres Pares desta Casa Legislativa.
Link para conteúdo completo no site da ALEPE -> https://bit.ly/3jEbGcf
Mais uma vez, muito obrigado por esse trabalho !
Comments are closed.