Muito se fala sobre a relação societária, que muitas vezes pode ser uma relação conturbada. Mas afinal, quais são os casos em que vale a pena ter um ou mais sócios?

Então, não estou falando sobre alinhamento societário tá bom? Isso é tema para um livro, mas vou listar agora alguns motivos que podem fazer você entender se precisa ou não de um ou mais sócios.
Todos nós sabemos que empreender sozinho(a) é um osso e tanto, mas as vezes carregar o peso de um negócio acompanhado de sócios que não estão alinhados conosco e com os propósitos da empresa pode ser bem mais pesado e até destruir um negócio. A maioria das sociedades que falham são construídas com base na afinidade entre as pessoas, seja por amizade ou até mesmo parentesco, e é ai que pode morar o problema que iremos tratar mais profundamente em outro texto.
Os casos que você precisa de um ou mais sócios são:
1- Quando suas habilidades técnicas não são suficientes para fazer o negócio decolar. (Na minha visão é a principal) Ex: você tem um software como produto mas não sabe nada de programação? Tá ai a hora de achar alguém que entenda bem sobre isso ou irá correr riscos;
2- Seu tempo de dedicação ao negócio é parcial. Embora eu não recomende isso, reconheço que muitos bons negócios iniciaram quando seus criadores ainda trabalhavam das 8h às 18h.
3- No momento que o empreendimento cresce muito e você precisa de mais pessoas na alta gestão para consolidar as bases e crescer ainda mais. Grandes empreendedores como o Jorge Paulo Leman relatam em livros como, Sonhe Grande, que iniciaram pequenos e quando perceberam estavam no comando das maiores empresas do Mundo. Aliás, eles dizem que a pessoa vai acostumando a ser grande, ou seja, quem tem medo de crescer as vezes negligencia a gestão como sabotagem e “defesa”. Tema de outro posto, anotem ai.
4- Ainda, em algum momento que você tiver certeza que uma injeção de capital pode elevar seu negócio ao mais alto patamar para o período. Nessa hora você precisa estar com tudo em cima para vender parte da empresa e transformar ela em um BIG empreendimento.
Aquele que se associa a outro ou outros para qualquer empresa de que se espera receber lucro. Parceiro, companheiro.
Significado de Sócio
Os casos que você NÃO precisa de sócios são:
1- Quando você dominar o conhecimento técnico necessário para rodar os primeiros passos da sua empresa. Nesses casos você precisa mesmo é fazer horas extras (trabalhar mais);
2- Quando sua empresa consegue bons profissionais contratados. E para isso você precisa ter um DNA focado em achar talentos de verdade, não esse papinho de instagram que nós estamos acostumados a ver todos os dias.
Ambos os pontos acima são próprios de empresas em início de carreira tá bom? Para alavancar seu conhecimento no assunto eu recomendo que faça uma leitura no post futuro que farei sobre alinhamento societário ou algo assim, isso é crucial.
Time é tudo, seja entre sócios ou profissionais existentes, você vai precisar de bons times para crescer.
Por Erick de Albuquerque – @erickdealbuquerque
Comments are closed.