Vamos conhecer rapidamente os tipos de CNPJ que você pode abrir aqui no Brasil?
Primeiro: Sociedade Empresária Limitada (LTDA)
Ideal para pequenos empresários com uma empresa LTDA dá pra ter dois ou mais sócios e todos os acordos financeiros administrativos são decididos em um contrato societário.
A Sociedade Empresária Limitada distribui possíveis dívidas (quando elas existem) entre os sócios e não compromete o patrimônio total, em caso de divisão.
Um sócio só pode tomar decisões sozinho se todos os outros concordarem e selarem em contrato sobre isso decisão. Ou seja, força um pouco o alinhamento societário contratual e pode ser positivo em muitos casos. Eis ai que esse é um documento (o contrato social) que precisa ser muito bem feito para que não ocorram problemas no futuro.
Sociedade Simples (SS)
Esse tipo de CNPJ é muito utilizado para unir diferentes prestadores de serviços para atividades técnicas, científicas ou intelectuais.
Sabe aqueles dentistas, arquitetos ou até mesmo advogados que gostam de usar o nome “associados” como parte do nome da empresa? Pronto, eles podem estar usando esse tipo de cnpj, eles precisam ser da mesma área, mas é bem comum.
Microempreendedor Individual (MEI)
Eis ai uma classificação de CNPJ que ganhou forte adesão no Brasil.
O Governo Federal indica que nos últimos 5 anos essa modalidade de cnpj cresceu 120%, já pensou?
Para ter um cnpj tipo MEI a empresa não pode superar o faturamento anual de R$ 81 mil e não pode registrar mais de um funcionário, que por sinal eu não consigo entender esse limite, muito menos pq de só um funcionário, defendo que poderia ser o dobro, só para testar se aquece a economia real. O MEI é um tipo de CNPJ focado em pequenos negócios, sabe aquele carrinho de pipoca, ou a revendedora de produtos que antes não poderiam ter um cnpj sem complicações? Pronto, agora eles podem.
O custo mensal para manter o registro da MEI ativo é de aproximadamente R$ 50,00 e pode ser pago pela internet.
A lista de atividades que podem ter um MEI como opção é grande, mas não são todas tá bom? Vou deixar um link aqui para que possa conferir quais atividades foram liberadas recentemente – clique > aqui.
Empresa Individual
O Empresário Individual é um tipo de CNPJ parecido com o MEI. Nesse modelo o risco patrimonial existe para o empreendedor, por que aqui ele é responsável pela empresa como um todo e pode ter seu patrimônio comprometido quando ocorrer uma dissolução.
Apesar de existir uma separação de CPF para CNPJ, não está prevista diferenciação patrimonial para atribuição de responsabilidade e aqui o empreendedor é tido como um só pelas normas do ME.
Nesse caso também dá pra ter um nome fantasia e o faturamento da empresa é maior que o teto estabelecido para o MEI.
Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI)
A grosso modo, a EIRELI é uma sociedade de um único sócio. Diferente da Empresa Individual, a EIRELI é um tipo de CNPJ muito procurado pelos empresários por ter a diferenciação entre pessoa física e pessoa jurídica.
É essa segurança aparente que atrai quem precisa abrir uma empresa, mas não quer comprometer totalmente seu patrimônio, cada empreendedor só pode ter uma EIRELI.
Sociedade Anônima (SA)
Esse tipo de CNPJ prevê que cada sócio tenha um percentual de ações da empresa, em contrato. Isso também vale para tomada de decisões, poder de veto e participação nos lucros.
Existem as empresas S.A. abertas e fechadas. No caso das abertas , as ações podem ser negociadas na bolsa de valores, já as fechadas os recursos vêm dos acionistas. Além disso, uma empresa S.A. pode ser aberta (onde as ações podem ser negociadas na bolsa de valores) ou fechada (onde os recursos vêm de acionistas e são controlados por eles).
Já sabe qual o seu tipo de CNPJ?
Comments are closed.