Primeiro eu preciso explicar rapidamente o que é uma incubadora de startups, para isso escrevi esse pequeno artigo para vocês – é só clicar aqui.
Existem muitas incubadoras com diversos tamanhos e propósitos espalhadas aqui no Brasil (e no mundo também), boa parte delas é mantida com dinheiro público que eu chamo carinhosamente de capital investido no fomento aos novos negócios inovadores. Isso é muito importante para uma economia, mas fica esse tópico para um outro papo.
Muitas incubadoras ofertam serviços extraordinários e que custam caro para serem mantidos, o modelo de negócios nem sempre é justo para uma incubadora, isso temos que saber. No entanto, existem as incubadoras que ofertam o “quase bom?” e isso pode causar um efeito dominó nos diversos ecossistemas onde elas atuam. Eu listei três coisas que, entre outras, todas as incubadoras deveriam ter. Claro que todos vocês que consomem meu conteúdo sabem que eu não poderia passar nesse tema sem soltar uma pimenta, e deixarei ela ao final.
As três coisas são:
1- Tutores com experiências comprovadas no mercado, acesso ao mercado e disponibilidade. Sabe por que? Simples, se a pessoa que está à frente da incubadora for um profissional que só trabalha de 8h até as 18h ou, acha não consegue fazer um mix de valor real entre os incubados, os empresários da realidade local onde atua e mais experiência pessoal, essa pessoa jamais saberá o que dizer nos momentos mais desesperadores enfrentados por um empreendedor da inovação. E o detalhe é que todo dia um empreendedor da inovação tem pelo menos uns 3 momentos desesperadores. Agora imagina como fica essa relação quando temos 10 empreendimentos incubados sob supervisão de alguém que coloca a mochila nas costas e vai embora às 18h? Reflita ai.
2- Um time de mentores realmente disponível e sem custos adicionais. Muitas incubadoras demonstram celebridades locais em seu corpo de mentoria, mas todo incubado deve ficar atento para ver se eles irão ou não disponibilizar seu tempo para começar e terminar uma orientação empresarial, por incrível que pareça, isso não funciona sempre assim. Se atraí muito empreendedor para os processos de incubação e ao chegar lá um ou dois mentores dão o sangue por eles e os demais nada fazem, e ainda tem os que cobram adicionais para continuar, e mts incubados não podem mesmo pagar extras.
3- Infra focada nas necessidades dos negócios, não só um lugar lindo para fazer fotos.
Existem muitas estruturas incríveis para empresas, ligares lindos mas pouco adaptáveis aos negócios. Isso ocorre justamente por que quem lidera esse processo de construção muitas vezes não conversa com os incubados e desprestigia a opinião do tutor contratado para atuar no projeto. Entre outros erros. Logo, se cria um lugar lindo mas assim que startup precisa de uma situação mais específica ela não tem como realizar e a junção disso com tantas outras coisas só faz retardar o processo de crescimento.
Eu diria mais coisas viu? Mas vou postar o mesmo tema outras vezes, e sei sim que tem gente que discorda disso, mas fica o desafio de conversar e entender o cada palavra acima quer dizer, pena que conversar não é o forte de todo mundo né?
Me acompanhe no instagram @erickdealbuquerque
Comments are closed.